quarta-feira, outubro 30, 2024

Gestor de tráfego pago: entenda de forma simples!

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A Gestão de Tráfego é uma estratégia de Marketing Digital que busca atrair mais visitantes para uma página na internet por meio da veiculação de anúncios. O profissional responsável por implementar essa estratégia é o Gestor de Tráfego. Saiba mais sobre essa função promissora no Marketing Digital, seus desafios e como começar a trilhar esse caminho.

A Gestão de Tráfego, também conhecida como Gestão de Mídia Paga, é uma posição de destaque no mercado, porém, encontrar profissionais qualificados para essa função pode ser difícil. No entanto, é uma área em crescimento e com grande potencial para os próximos anos. Neste post, vamos abordar a importância dessa função e como dar os primeiros passos para se tornar um Gestor de Tráfego.

Como sócio da Salsa Comunicação, migramos para o Marketing Digital há mais de 5 anos. No primeiro ano, fui responsável por implementar a função de Gestor de Tráfego na agência. Com minha experiência na gestão de tráfego e no gerenciamento de profissionais da área, vou compartilhar neste artigo minha visão sobre essa função e o que considero indispensável tanto para quem atua como Gestor de Tráfego, quanto para quem contrata esse tipo de profissional.

O que é um gestor de tráfego pago?

Imagem ilustração

Um gestor de tráfego pago é um profissional especializado em otimizar campanhas publicitárias pagas em plataformas como Google Ads, Meta Ads e TikTok Ads.

O objetivo principal desse profissional é maximizar o retorno do investimento em publicidade para o anunciante, garantindo resultados efetivos. Contrate um gestor de tráfego pago para potencializar suas campanhas publicitárias e obter o máximo de retorno sobre o investimento.

Como funciona o trabalho de um Gestor de Tráfego?

O papel de um gestor de tráfego na internet envolve o uso de ferramentas de marketing digital para administrar plataformas, buscadores e sites que possuem potencial de audiência. Um desafio para o gestor de tráfego orgânico é desenvolver estratégias sem a necessidade de investimento financeiro. Em vez de pagar por anúncios em destaque e alcançar um público maior, o gestor cria conteúdo com base nos interesses do público-alvo e utiliza técnicas avançadas de SEO.

Além disso, existe o gestor de tráfego pago, que é responsável por comprar cliques em canais pagos, como Google e Social Ads (Linkedin, Instagram, Facebook, etc.).

É evidente a variedade de recursos que um gestor de tráfego utiliza na área do Marketing Digital. A seguir, vamos explorar mais a fundo as técnicas utilizadas por esses profissionais.

Quais as funções de um Gestor de Tráfego

Quais são as funções específicas de um Gestor de Tráfego?

As funções de um Gestor de Tráfego podem variar conforme as necessidades do mercado. Alguns gestores também são responsáveis por campanhas de Inbound Marketing e pela criação de copies para anúncios e outras finalidades. No entanto, vamos focar nas demandas mais comuns no mercado.

  • Analisar e acompanhar as campanhas de mídia, fazendo a gestão da verba das contas de anúncios e procurando oportunidades de melhoria
  • Criação de contas, perfis ou gerenciadores de campanhas para os clientes em diversas ferramentas ou canais
  • Análise do desempenhos das campanhas e do seu impacto nas estratégias de marketing das contas – (em geral, isso deve ser feito com um gerente de contas ou um analista de marketing)
  • Criação de relatórios ou Dashboards para mensuração de resultados das contas
  • Gerar estudos de palavra-chave e de públicos para planejamento e implementação de campanhas
  • Desenvolver o planejamento, criação e otimização de campanhas de Mídia Paga
  • Distribuir a verba entre os canais de Mídia Paga

Sobre este último ponto, é importante fornecer duas informações nos relatórios: o motivo (por quê) e a ação (o quê). O motivo explica a razão pela qual a performance está sendo apresentada, enquanto a ação descreve o que será feito para manter ou otimizar a conta.

É válido ressaltar que essas funções podem variar de acordo com cada agência ou empresa. Dependendo da complexidade do trabalho, outras funções ou competências podem ser adicionadas a essa lista.

Como se preparar para ser um Gestor de Tráfego?

Com a crescente demanda por gestores de tráfego nas empresas e agências, é essencial se destacar no mercado. A oferta de cursos nessa área está cada vez maior, possibilitando que os profissionais se especializem em técnicas de Google Ads, Instagram/Facebook Ads e outras ferramentas relevantes. Quanto mais habilidades e conhecimentos o profissional adquirir, maiores serão suas chances de se diferenciar.

Uma opção interessante é buscar cursos e certificações oferecidos pelas próprias ferramentas, como o Google Skillshop, que disponibiliza cursos de Google Ads, Analytics e Tag Manager, e o BluePrint do Facebook. Essas certificações são um diferencial significativo para futuros gestores de tráfego, mesmo que os cursos sejam mais extensos.

Além de cursos e certificações, é fundamental que o profissional tenha habilidades analíticas e goste de lidar com dados. Como o gestor de tráfego é responsável pelo investimento do cliente, é crucial saber analisar dados e tomar decisões embasadas para obter os melhores resultados possíveis.

Ter conhecimentos gerais em Marketing Digital e Inbound Marketing também é importante para o gestor de tráfego, já que ele atuará na linha de frente dessas estratégias. Nesse sentido, os cursos oferecidos pela RD University podem ser um excelente ponto de partida para adquirir ou aprofundar esses conhecimentos.

Qual o Salário de um Gestor de Tráfego?

Geralmente, os profissionais iniciantes na área de gestão de tráfego pago costumam cobrar entre R$ 250,00 e R$ 500,00 do primeiro cliente. Conforme adquirem mais experiência e aumentam sua base de clientes, seus resultados tendem a melhorar, o que se torna uma excelente oportunidade para aumentar o valor cobrado de cada cliente.

Isso ocorre porque, à medida que o cliente percebe que suas vendas estão aumentando, eles se sentem mais inclinados a investir ainda mais. Existem pessoas que preferem trabalhar como autônomas, enquanto outras optam pelo regime de CLT.

Portanto, não é possível determinar exatamente quanto você irá ganhar, pois isso dependerá do número de clientes que você conseguir e dos resultados que você estará entregando para eles. Os valores podem variar dependendo se você está trabalhando como CLT, CLT com bônus por resultado, ou como autônomo, onde é possível estipular um valor fixo ou um valor fixo acrescido de uma porcentagem sobre as vendas.

Uma coisa é certa: quanto mais resultados você conseguir entregar, mais você poderá cobrar pelo seu trabalho.

Conhecimentos Necessários Para se Tornar um Gerente de Tráfego

  • Criar anúncios que convertem
  • Escrever uma boa Copy
  • Criar criativos para anúncios
  • Dominar as principais plataformas de anúncios
  • Possuir conhecimento avançado em tráfego pago
  • Saber gerar leads e vendas
  • Saber fazer testes A/B
  • Fazer análise e otimização de anúncios
  • Ve

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